O Maior Rolamento Do Mundo

Rolamentos são peças fundamentais para máquinas cujas partes precisam ser giradas constantemente, como o volante de um carro ou a esteira de uma linha de montagem de uma fábrica.

No mercado há rolamentos de todos os tamanhos para todos os tipos de propósitos. Neste artigo, você irá conhecer o maior rolamento existente no mundo.

 

A “pequena” gigante dupla chinesa

Até o ano de 2017, o recordista de maior rolamento é o fabricado pela holandesa Huisman Equipment: são dois “pequenos” gigantes de 30 metros de diâmetro.

Para você ter uma noção do tamanho da dupla: a área de cada um é de aproximadamente 707 metros quadrados. A soma da área de ambos é, na prática, equivalente a 20% da área do Estádio do Maracanã (7.140 metros quadrados).

Os rolamentos foram fabricados na unidade chinesa da Huisman para dois guindastes de 10.000 metros também desenhados pela fábrica holandesa. Os guindastes são para o navio “Sleipnir”, da venezuelana Heerema.

 

 

Um pouco sobre a Huisman

A Huisman é uma empresa de operação global com uma vasta experiência em design e fabricação de equipamentos pesados de construção para empresas líderes mundiais no setor de petróleo e gás, energias renováveis e mercado de entretenimento.

O equipamento, que vai desde peças autônomas a até sistemas integrados de alta tecnologia, é projetado e fabricado sobre a sua própria gestão, desde o conceito até a instalação.

As operações da empresa estão divididas entre os escritórios na Holanda, Austrália, Brasil, China, República Checa, Noruega, Singapura e os Estados Unidos, e instalações de produção na Holanda, Brasil, República Checa e China.

 

Quem era o maior rolamento anterior?

Antes dos “pequenos notáveis” chineses, os recordistas de maior rolamento do mundo eram a dupla fabricada pela alemã Thyssenkrupp: 18 metros de diâmetro, um pouco mais da metade do diâmetro dos atuais recordistas.

Uma baleia cachalote mede quase 18 metros, tendo basicamente a mesma medida dos rolamentos alemães. Já os rolamentos chineses medem quase duas cachalotes.

A Thyssenkrupp havia fabricado seus dois “pequenos” rolamentos para dois navios petroleiros de uma empresa da Holanda.

 

 

Um pouco sobre a Thyssenkrupp

O Grupo Thyssenkrupp é formado por 670 empresas espalhadas pelo mundo e é um dos maiores produtores de aço no mundo. Possui três unidades de serviço: aço, bens de capital e serviços.

A produção de aço se concentra no aço carbono e aço inoxidável, enquanto as unidades de bens de serviço abrangem três segmentos: elevadores, indústria automotiva (peças, subconjuntos e módulos) e construção de plantas de indústrias de alta tecnologia e desenvolvimento de componentes e maquinário.

Post Author: Rolamentos e Esferas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *