Como rolamentos são fabricados?

A fabricação dos rolamentos evoluiu ao longo dos anos. Desde o uso de toras de madeira para movimentação de cargas dos egípcios, passando pelos desenhos de Leonardo Da Vinci até a era industrial, com rolamentos inicialmente de madeira e bronze.

Hoje em dia o padrão são rolamentos em aço, mas outros materiais também são utilizados, como cerâmica, safira e plástico.

Neste artigo vamos falar da fabricação de um rolamento rígido de esferas, que é o mais comum. Basicamente o rolamento é composto de anel externo, anel interno e esferas.

Este vídeo da Discovery Channel mostra o processo de fabricação e montagem dos rolamentos:

 

 

Fabricação

Há quatro partes principais no rolamento de esferas comum: anel externo, anel interno, esferas e gaiola.

O material mais comum para fabricação de rolamentos é o aço cromo 52100. Este aço pode ser endurecido através de tratamento térmico, ficando ideal para o uso em rolamentos.

 

Anéis

 

Os anéis são cortados a partir de tubos de aço, com dimensões um pouco maiores do que as desejadas. Essa diferença no tamanho é necessária pois os anéis passam por um tratamento térmico para endurecer o aço.

Após o tratamento térmico é necessário criar, com auxílio de rebolos, os sulcos nos anéis, onde as esferas serão posicionadas.
No fim do processo os anéis são polidos até o tamanho necessário.

 

Esferas

A fabricação das esferas começa com um grosso fio de aço. Esse fio passa por uma máquina que corta e depois pressiona um pedaço dele, criando uma quase esfera. Esse processo é chamado de estampagem a frio.

Após a estampagem a “esfera” tem um excesso de metal, como um anel, que deve ser removido. A máquina utilizada é composta por dois discos de aço com sulcos para as esferas. Um disco fica parado enquanto o outro gira e vai removendo o “anel” das esferas.

Depois disso as esferas passam por tratamento térmico, assim como os anéis. E finalmente são polidas até seu tamanho exato.

 

Gaiola

As gaiolas de aço são estampadas em uma chapa de metal fina, e depois são curvadas até sua forma final.

 

Montagem

Com todas as partes prontas, basta montar o rolamento. Primeiro, o anel interno é colocado dentro do anel externo. Depois são inseridas as esferas – o anel interno é levemente deslocado do centro para permitir a entrada das esferas. Uma outra máquina distribui as esferas ao longo dos anéis e insere o separador.

Depois disso, dependendo do rolamento, pode-se colocar a lubrificação, a blindagem/vedação, etc. O rolamento é então testado e embalado.

 

 

Fonte:

http://www.madehow.com/Volume-1/Ball-Bearing.html

Post Author: Rolamentos e Esferas

1 thought on “Como rolamentos são fabricados?

    Adair José Rodrigues

    (maio 18, 2019 - 09:49)

    gostei muito da explicação .é um material perfeito para quem busca informações para elaborar um TCC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *